Procon Regional alerta sobre o famoso “Golpe da lista telefônica”

O golpe da lista telefônica vem fazendo vítimas há mais de 10 anos e as supostas empresas atuam da seguinte forma: A vítima (empresário ou autônomo) recebe um contato de uma suposta editora de lista telefônica, ou de divulgação em site publicitário, ou filiada à empresas de telefonia que oferece publicidade em lista de outros locais ou “renovação de contrato anterior”. A princípio não informa sobre pagamentos e valores dos serviços, dando a entender que é algo gratuito. Em seguida, um fax ou e-mail é enviado para a pessoa, que deve preencher e assinar o formulário. Após a assinatura da vítima, a empresa responsável pelo golpe começa a enviar boletos de cobrança, ameaças de protesto, SPC, Serasa e seus “funcionários” fingem ser cobradores, advogados e profissionais de cartórios, exigindo pagamento de boletos ou depósitos.

Normalmente, a empresa golpista só retorna o contato após 07 dias, de modo que o contrato não possa ser desfeito com base no direito de arrependimento concedido pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC). Se o contrato for assinado por funcionário, ainda há mais possibilidades de cancelamento do contrato, porém a situação fica mais complicada quando a assinatura é do proprietário.

Dessa forma, o PROCON Regional (Formiga/MG, Córrego Fundo/MG e Pimenta/MG) ressalta a importância de se ler o contrato com atenção antes de fechar qualquer acordo e também orienta a não fornecer dados a qualquer pessoa. Se porventura cair no golpe, a orientação é não ceder ao “terrorismo”. Procure o PROCON, receba as orientações, mas o importante é sempre se manter atento a este tipo de contato, para que não aumente o número de vítimas.
O Consumidor pode ainda acionar a Polícia Militar, se suspeitar de fraude e/ou estelionato.

Os consumidores que se sentirem lesados ou necessitarem de algum esclarecimento devem comparecer ao PROCON Regional (Formiga/MG, Córrego Fundo/MG e Pimenta/MG), que está situado na Rua Lassance Cunha, nº 82, no Centro de Formiga/MG, CEP: 35570-000. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h. O telefone de contato é o (37) 3329-1830.

Publicado em: 24 de janeiro de 2019