Município conclui implantação do PEC nas Unidades de Saúde

No mês de dezembro foi realizada a implantação o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) nas Unidades de Atenção aos Programas de Saúde (UAPS) do município de Córrego Fundo. O programa é uma inovação e exigência do Governo Federal que visa informatizar todas as Unidades Básicas de saúde do país. Foram adquiridos computadores e impressoras para implantação e funcionamento do PEC e tablets também serão adquiridos já neste 1° quadrimestre de 2019, onde os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) realizarão suas visitas domiciliares por este aparelho. Agora, o sistema de agendamento e atendimento ao usuário será todo informatizado e ligado a rede de internet, onde todos os profissionais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) terão acesso a informações do prontuário do paciente.

Benefícios à população
A mudança visa trazer benefícios à população como o agendamento de consulta acabando com as filas para distribuição de fichas. Os pacientes não precisarão ir nas madrugadas para as UBS. Assim como em uma consulta particular, o paciente terá seu horário agendado evitando assim ter que enfrentar filas de espera para o atendimento. As receitas, assim como encaminhamentos, serão impressos, facilitando a interpretação de outros profissionais às solicitações médicas. O sistema vem também otimizar o atendimento dos profissionais, pois com ele será mais fácil acompanhar o histórico do paciente. Cerca 30 máquinas foram adquiridas e distribuídas entres as unidades Padre Dionísio e Cristino Antônio de Faria.

“Vale ressaltar, também, a importância deste programa que irá fornecer dados atualizados diários através da visita do ACS sobre questões como: identificação dos usuários, condições sociodemográficas, condições de saúde dos usuários controle ambiental e vetorial saneamento básico e outros”, informou o Coordenador da Atenção Primária, Douglas Araújo.

O processo de implantação
O início de implantação do sistema se deu em janeiro de 2018 com processo de licitação para aquisição das máquinas e cadastro de todos os usuários das unidades pelas agentes de saúde. Em outubro, iniciaram os atendimentos na UBS Cristino Antônio de Faria onde se pode observar a melhoria no atendimento tanto para os profissionais quanto aos pacientes. Após esta fase de teste, finalizou-se a implantação na UAPS Padre Dionísio que iniciou na primeira semana de janeiro de 2019, o atendimento pelo PEC.
O Coordenador da Atenção Primária, Douglas Araújo informa à população sobre a importância de apresentar o cartão SUS. “O PEC exige esta medida para realização de qualquer tipo de atendimento nas UBS. Caso seu cartão do SUS esteja desatualizado ou ainda não o tenha, compareça à secretaria de saúde de 12 às 18 horas, de segunda à sexta, munido de RG, CPF e comprovante de endereço para regularizar sua situação”, explica.

Publicado em: 22 de janeiro de 2019