Córrego Fundo promove 1º Encontro de Mulheres na Praça

A Secretaria Municipal de Saúde de Córrego Fundo realizou, na manhã do dia 27 de outubro, na Praça Américo Pinto do bairro Imaculado Coração de Maria, o “Encontro de Mulheres na Praça”. A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa e tem como objetivo orientar a população quanto aos cuidados com a saúde em seus diversos âmbitos, mas, principalmente, alertar sobre o câncer de mama e outros tipos de câncer, em função de haver uma incidência alta de câncer de pele no município. Na oportunidade foram feitas orientações quanto ao cuidado com a pele, a importância do uso do filtro solar e ainda foram distribuídas amostras de protetores solares pelo coordenador da Atenção Básica, Douglas Luís de Araújo e a coordenadora do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Walquíria Resende de Oliveira Teixeira.

A população também foi orientada a procurar os médicos das Unidades Básicas de Saúde, ao perceber qualquer alteração na pele, ou até mesmo em algumas manchas que já estão há mais tempo no corpo. Os enfermeiros das UBS’s, Anderson Nunes Barbosa e Leila Rocha Paim demonstraram como realizar o exame de toque para detectar nódulos nas glândulas mamárias e deram orientações quanto ao risco do tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis e cuidados com a saúde de uma forma geral. Para os participantes que tiveram interesse, foram agendados exames. A dentista da Saúde da Família, Renata Oliveira e Silva Prado orientou sobre a higiene bucal e alertou sobre os sinais, sintomas e formas de prevenção do câncer bucal. A nutricionista Fernanda Mendonça orientou sobre o cuidado com a alimentação, qual a contribuição da alimentação saudável na prevenção do câncer e ainda como fazer o reaproveitamento de restos de alimentos, como cascas, por exemplo, para sucos e bolos. Algumas receitas feitas de alimentos reaproveitados foram oferecidas para degustação.

As servidoras da Secretaria de Políticas Sociais, a psicóloga do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Córrego Fundo, Juliana Santos Alves e a assistente social Matildes Cristina da Silva orientaram no cuidado com a pele, além de levar beleza para elevar a autoestima das mulheres, com ações de maquiagem e manicure. O encontro contou ainda com o apoio do educador físico da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Maycon Silva, que ofereceu uma aula de zumba com os participantes e convidou a população para as aulas que são realizadas semanalmente no município.

A secretária de Saúde, Keli Cristina da Silva mostrou-se bastante satisfeita com o resultado do evento. “Fico muito feliz e grata por poder levar dicas de promoção de saúde até a população e não só esperar que eles procurem às Unidades Básicas de Saúde para obter essas informações,” afirmou. O evento teve a adesão de mulheres, adolescentes, homens e crianças, mostrando que é preciso sair ao encontro da população para levar não só orientações, mas despertar em todos mudanças de hábitos para ter melhor qualidade de vida e trabalhar a saúde preventivamente.

O coordenador da Atenção Básica, Douglas Luís de Araújo, afirmou que ações como está são de grande relevância, por serem momentos de interação entre os profissionais de saúde e a população fora do ambiente da unidade. “É a oportunidade de um bate-papo descontraído, quando abordamos vários assuntos importantes, de uma maneira informal, aproximando ainda mais o vínculo com o usuário e propiciando ações de promoção de saúde à população,” comentou.

Publicado em: 9 de novembro de 2018