Reunião para criação de Núcleo de Dirigentes Lojistas tem pouca participação  

A Administração Municipal realizou no dia 17 de outubro, na sala de reuniões da prefeitura, uma reunião para a criação de um Núcleo de Dirigentes Lojistas (NDL). A reunião teve como objetivo fomentar e desenvolver o comércio e as indústrias do município. e contou com a presença da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Formiga e Procon Regional, além de empresários do município. O momento de orientações e esclarecimentos contou com um público de três participantes: um representante de loja de material de construção; uma de oficina mecânica e outra de loja de vestuário.

O representante da FCDL-MG, Tito Rodrigues apresentou a estrutura do Sistema CNDL que é composta por entidades que representam o comércio e o SPC Brasil e abordou os benefícios que o associado contará com a abertura de um Núcleo de Dirigentes Lojistas na cidade. Tito destacou a força que os estabelecimentos terão com a chegada do núcleo na cidade e também com o suporte da CDL Formiga. “Uma das principais soluções oferecidas aos lojistas será o Serviço de Proteção ao Crédito” (SPC Brasil), informou o representante da Federação. Entre os produtos apresentados, também se destaca a máquina de cartão da Bin que possui taxas diferenciadas e o CDL Vida, que é um seguro de vida com preços exclusivos para associados da entidade.

A coordenadora do Procon Regional, Iara Regina de Faria, falou da importância dos fornecedores de Córrego Fundo se organizarem. “O comércio local tem um potencial muito grande para crescer. O Procon é parceiro nessa empreitada”, pontuou a coordenadora. “Não queremos ser uma pedra no sapato dos fornecedores, mas queremos orientar os consumidores e também os fornecedores para evitar conflitos durante a relação de consumo. Estamos à disposição para qualquer evento ou parceria que for bom para as partes”, completou. O assessor jurídico do Procon, Aécio Coutinho falou do papel orientativo do órgão e do trabalho em conjunto para resolver, da melhor forma, as demandas. Destacou a importância dos fornecedores, empresários estarem conscientes da legislação consumerista bem como do Código de Defesa do Consumidor (CDC), documento que levou e apresentou. Segundo Aécio, “o comerciante, empresário deve ter o CDC e respeitar o cumprimento dessa legislação em vigor, que é extremamente benéfica para os consumidores e para os próprios fornecedores/empresários, podendo ser minimizadas ou até inexistentes as reclamações dos consumidores. Respeitando a lei, todos terão menos desgastes e menos problemas, tanto em nível administrativo quanto judicialmente”. Aécio lembrou ainda que “os fornecedores/comerciantes devem manter o CDC em seus estabelecimentos, cumprindo a legislação estadual, lei 14.788/2003 e a lei federal 12.291/2010 bem como a emissão de nota fiscal com a finalidade de garantir os direitos dos consumidores além de evitar também a sonegação fiscal, dentre outras questões inerentes à relação de consumo”, explicou. O assessor jurídico agradeceu a prefeita Érica pelo convite ao Procon Regional, lembrou da inauguração do Procon Regional em junho deste ano, agradeceu o apoio à implantação e à manutenção do Procon Regional, composto por Formiga, Córrego Fundo e Pimenta e resumiu em uma frase: “Somando esforços, multiplicando resultados!”

A diretora executiva da CDL de Formiga, Cristina Costa, a quem o Núcleo de Córrego Fundo estaria vinculado, fez uma pontuação do diferencial do município de Córrego Fundo. “Geralmente a iniciativa privada que nos procura buscando firmar esta parceria. Aqui, foi a prefeitura, a administração municipal que nos procurou com essa vontade de contribuir para o desenvolvimento do comércio e das indústrias”, destacou Cristina.

A prefeita Érica Leão lamentou a participação reduzida do público pedindo aos presentes para disseminarem as informações ali transmitidas e reafirmou o compromisso da administração. “Estamos sempre de portas abertas para contribuir com o desenvolvimento do município”.

 

Publicado em: 1 de novembro de 2018