Agentes de Endemias realizam ações para combate do mosquito transmissor de doenças

As ações visam identificar os locais de maior incidência dos focos e eliminá-los. O combate ao Aedes aegypti na cidade tem relação direta com a prevenção da dengue e febre amarela

No mês de outubro, foram reforçadas as ações para combate do mosquito Aedes aegypti em Córrego Fundo. A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu e planeja medidas para eliminação dos focos positivos e de possíveis criadouros.

A equipe de Agente de Endemias do município fez o Levantamento do Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRA) para identificação dos locais com mais incidência de focos de proliferação do mosquito.

De acordo com a secretária de Saúde, Keli Cristina Silva, o índice encontrado foi de 3,4, considerado de nível médio, e já é sinal de alerta para toda a população. “Já estamos no período mais quente e chuvoso, que será ainda mais intenso no verão. É importante que todos estejam atentos. No levantamento, a maior quantidade de focos do mosquito foi encontrada no Centro da cidade. Essa informação é muito importante para os moradores contribuam com o combate do mosquito para o bem de suas famílias e de todo município”, comentou.

Desinsetização

Entre os dias 15 e 1º de novembro, a Secretaria de Saúde realizará ações de desinsetização das unidades básicas de saúde e das escolas municipais e escola estadual.

A medida que tem como objetivo de eliminar insetos adultos transmissores da Dengue, também é considerada uma ação preventiva contra a sua proliferação.

Mutirão em Falhas e Sobradinho

Está previsto para o dia 21 de novembro, a partir das 13 horas, a realização de um mutirão de coleta de entulhos criadouros do mosquito da Dengue e Febre Amarela. A ação será realizada nas comunidades de Falhas e Sobradinho, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento.

A Administração Municipal solicita o empenho de todos para o recolhimento de tudo aquilo que já não serve mais e que pode acumular água e servir de criadouro do mosquito.