Implementadas Práticas Integrativas e Complementares de saúde no município

Córrego Fundo passou a incorporar novas práticas de medicina integrativa e complementar ao serviço de Saúde oferecido no município. Foram iniciadas ações com técnicas de Auriculoterapia e Reiki, por servidores que vêm sendo incentivados a participar de cursos de capacitação oferecidos pelo Ministério da Saúde.

No início deste ano, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, assinou um ato, durante o 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública, incorporando dez novas práticas ao Sistema Único de Saúde (SUS), que levam a 29 tipos de procedimentos terapêuticos. Para o Governo Federal, tais práticas são investimentos em prevenção de saúde, evitando também o agravamento das patologias, as internações e as cirurgias, melhorando a saúde e gerando menos custos para o sistema.

Em Córrego Fundo, as ações de implementação foram iniciadas na segunda quinzena de agosto. A secretária de Saúde, Keli Cristina da Silva, reconhecendo a importância da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no auxílio do tratamento médico e na prevenção de patologias vem incentivando os funcionários da saúde a realizar cursos oferecidos gratuitamente pelo Ministério da Saúde e outras instituições, a fim de poder propiciar à população do município novos e mais tratamentos que auxiliem na promoção da saúde.

Participaram do curso de Auriculoterapia, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina, no primeiro semestre de 2018, o enfermeiro Douglas Luís de Araújo, a nutricionista Fernanda Mendonça e a psicóloga Walquíria R. O. Teixeira. A técnica consiste numa terapia natural que estimula pontos nas orelhas, sendo por isso muito semelhante à acupuntura. Cada ponto se refere a um órgão específico, assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas de saúde ou aliviar sintomas nesse órgão. Para o procedimento, são utilizadas sementes de mostarda, afixadas na pele durante cinco dias com uma fita micropore. O tratamento é indicado a todo tipo de paciente, desde criança a idosos, inclusive gestantes.

Já foram realizados os procedimentos de Auriculoterapia em pacientes de grupos de Reeducação alimentar com a nutricionista Fernanda, com as equipes das unidades de saúde do município e com a prefeita Érica Maria Leão Costa e a vice-prefeita, Jaine Cristina Rodrigues.

O Reiki consiste em uma técnica milenar chinesa que se baseia na crença da existência da energia vital universal, manipulável pela imposição de mãos. O praticante de Reiki canaliza a energia pelas suas mãos até o receptor, impondo as mãos na forma de duas conchas, restabelecendo o equilíbrio natural entre corpo, mente e espírito, tal terapia pode propiciar um reequilíbrio e, por conseguinte levar a uma restauração mental, emocional e física. Não se trata de nenhuma técnica mística e nem tem vínculo com nenhuma religião. O curso foi realizado no Instituto Harmonizar no município de Formiga, de forma gratuita, pela secretária de Saúde, Keli Cristina da Silva, a nutricionista Fernanda Mendonça e a psicóloga Walquíria R. O. Teixeira. Foram realizados os procedimentos de Reiki em pacientes dos grupos de Reeducação alimentar com a nutricionista Fernanda, com alguns funcionários da saúde, com a prefeita Érica Maria Leão Costa e a vice-prefeita Jaine Cristina Rodrigues.

Até o final do ano devem ser introduzidas três outras Práticas Integrativas e Complementares, a Fitoterapia, a Dança Circular e a Constelação Familiar.