Córrego Fundo recebe Castramóvel pela terceira vez

Córrego Fundo recebeu, entre os dias 11 e 13 de setembro, o Castramóvel. É a terceira vez que a unidade vem a Córrego Fundo para realizar castrações gratuitas de cães e gatos.

O Castramóvel é um veículo equipado com todos os materiais necessários para o procedimento veterinário em uma iniciativa da Arpa (Associação Regional de Proteção Ambiental) com prefeituras da região, para promover ações para o controle populacional de cães e gatos.

Nesta edição foram castrados 52 animais, entre cães e gatos. Todos os animais receberam um microchip, que vai permitir um melhor acompanhamento do controle populacional, além de coibir possíveis casos de abandono de animais.

O responsável pelo atendimento foi o médico-veterinário Ideusnar Júnior Nascimento, auxiliado pelo Eurico Azarias. Trabalharam na ação, Júnior Welton Duque, Luciano Ribeiro da Cunha Filho, Brenda da Silva, Letícia Luchesi Leal de Faria, Dayana Aparecida da Silva e Misley Aparecida da Cunha Faria.

Benefícios da Castração

A castração pode ser realizada em animais a partir de seis meses de idade, de tem como objetivo impedir ninhadas não planejadas.

Outros benefícios do procedimento é a redução de riscos de tumores mamários e problemas uterinos, além da eliminação do cio e redução do risco de doenças contagiosas. Para os machos, a castração também traz vantagens, como a redução de incidência de problemas na próstata e tumores testiculares.

Publicado em: 20 de setembro de 2018