Biblioteca Pública de Córrego Fundo: leitura, cultura e biblioterapia

No dia 27 de agosto, crianças dos grupos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS visitaram a Biblioteca Pública Municipal “Maria José Arantes”. A atividade foi para apresentar a exposição do Folclore.

Participaram diversas turmas, que assistiram a um vídeo informativo e depois, foi uma roda de conversa sobre o folclore brasileiro. Os participantes receberam marcadores de livros e aprenderam sobre como tornar sócio da biblioteca.

As atividades envolvem a leitura de história e a exploração do acervo infantil, que inclui livros de pano, livros sonoros, livros de plástico, dentre outras peças, principalmente voltada para crianças. A atividade é parte de ações aplicáveis na biblioterapia.

A prática da biblioterapia é a leitura com função terapêutica, utilizada como ferramenta para auxílio no desenvolvimento psicossocial de crianças.

A bibliotecária Wanessa Antunes de Carvalho comentou sobre a visita e a biblioterapia. “A atividade sobre o folclore com os usuários do CRAS foi muito interessante e interativa. Observou-se inclusive resultados positivos junto a crianças, que através da ação da biblioterapêutica espontânea, demonstrou mais envolvimento com o grupo de colegas e com a atividade proposta. É importante destacar a importância da leitura, da cultura, que muito além de conhecimento, são alavancas para o desenvolvimento pessoal de crianças, jovens e adultos”.