SIM é implantado em Córrego Fundo

O SIM (Serviço de Inspeção Municipal) foi implantado em Córrego Fundo. Desde o dia 16 de julho o serviço já atende no município. A iniciativa faz parte de um consórcio entre 6 municípios: Córrego Fundo, Pimenta, Capitólio, Vargem Bonita, São Roque de Minas e Doresópolis. O objetivo é garantir a qualidade dos produtos de origem animal do município, monitorando, inspecionando e certificando com selo de inspeção.

A sede do SIM em Córrego Fundo é o Departamento de Agricultura, no prédio da Prefeitura e os atendimentos serão para cadastro dos produtores e instruções será de segunda a sexta-feira.

O profissional responsável pela inspeção é o médico veterinário, Marco Aurélio Almada Arantes, que estará no município uma vez por semana, a princípio, toda segunda-feira.

Segundo o técnico da EMATER em Córrego Fundo, Marcos Roberto de Souza, os produtores serão orientados, antes e depois das auditorias do SIM, tanto na parte técnica, quanto na preparação da documentação.

“Estaremos acompanhando os produtores todas as etapas do cadastramento, inclusive na manutenção do selo de inspeção. Nosso objetivo é valorizar os produtos córrego-fundenses e incentivar os pequenos empreendedores a saírem da clandestinidade, ao mesmo tempo em que oferecem aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida.

 

Emissão de Selos de Inspeção de Qualidade dos Produtos de Origem Animal

 

O SIM autoriza as empresas e empreendedores que se adequaram às exigências sanitárias vigentes em legislação específica, e que também possuem qualidade e higiene em seu processo de produção a utilizarem um número de inspeção nos rótulos de seus produtos.

O serviço controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de inspeção todos estes produtos.

Publicado em: 4 de setembro de 2018