Realizado ‘Promovendo Saúde’ nas comunidades de Falhas e Sobradinho

No dia 13 de junho, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais uma edição do evento “Promovendo Saúde”. Desta vez, as comunidades de Falhas e Sobradinho sediaram a ação.

Na oportunidade, a equipe da Unidade de Saúde “Cristino Antônio de Faria” desenvolveu uma série de atividades com os moradores das comunidades, com o objetivo de promover saúde, por meio de exames e orientações.

No período de 12 às 19 horas, a equipe de Enfermagem esteve no local realizando testes rápidos para detecção de patologias como HIV, Hepatites virais e Sífilis, aferição de pressão arterial e glicemia capilar. A ação contou com a participação da médica de Saúde da Família, Mariana Lima Souto, que ministrou palestra sobre o tabagismo e suas consequências.

A nutricionista Fernanda Mendonça também falou aos participantes. O tema abordado foi Diabetes e Hipertensão, orientando à população como manter hábitos de vida saudáveis.

 

Aprimoramento do serviço de atendimento domiciliar

Estas comunidades tiveram o serviço de atendimento domiciliar melhorado desde o início do ano de 2017, por meio de uma inovação no serviço prestado pela Administração, por meio da Secretaria de Saúde.

A colaboradora, Marli Cristiane, designada para prestar assistência de Enfermagem à população, realiza os atendimentos domiciliares, auxilia o atendimento médico, realiza busca ativa nas campanhas de vacinação, e se tornou o elo entre a comunidade e a equipe multiprofissional de saúde da UAPS.

Marli comentou que houve uma participação significativa dos usuários no evento e que eles já esperam pela próxima ação.

A secretária de Saúde do município, Keli Cristina Silva, ressaltou a importância de trabalhar ações e atividades de promoção de saúde e prevenção de doenças.  “É necessário inserir cada vez mais o próprio usuário nestas atividades para que seja possível atingir um dos objetivos da Secretaria de Saúde, que é reduzir o número de portadores de doenças crônicas, melhorando seus hábitos de vida”.