Córrego Fundo realiza campanha de vacinação antirrábica canina e felina 2018

A campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos será realizada no município de Córrego Fundo/MG entre os dias 02 e 16 de julho. A meta é imunizar 1.450 animais até o término da campanha.

Nas comunidades rurais os vacinadores visitarão os domicílios em conjunto com as agentes comunitárias de saúde conforme cronograma, sendo que os cães e gatos a serem imunizados deverão ficar presos antes da chegada dos agentes para maior agilidade do processo de vacinação.

Mais informações na Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 37-3322-9158 ou com a agente comunitária de saúde da sua micro área.

Informações sobre a Raiva

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos inclusive o homem e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda (inflamação do cérebro) com letalidade de aproximadamente 100%. Ela é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados (cães, gatos, morcegos, bois, cavalos, porcos, macacos etc.), principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Após o período de incubação do vírus surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos e nesse período o paciente apresenta mal estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaleia, náuseas, dor de garganta, fraqueza, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia etc.

A infecção progride, surgindo manifestações de ansiedade e hiperexcitabilidade crescentes, febre, delírios, espasmos musculares involuntários, generalizados, e/ou convulsões, os espasmos dos músculos da laringe, faringe e língua ocorrem quando o paciente vê ou tenta ingerir líquido, apresentando sialorreia intensa (“hidrofobia”). Os espasmos musculares evoluem para um quadro de paralisia, levando a alterações cardiorrespiratórias, retenção urinária e obstipação intestinal.

O paciente se mantém consciente, com período de alucinações, até a instalação de quadro comatoso e a evolução para óbito. O período de evolução do quadro clínico, depois de instalados os sinais e sintomas até o óbito, é, em geral, de 2 a 7 dias.

A vacinação anual de cães e gatos é a medida mais eficaz de prevenção da raiva nos animais e nos humanos.

Publicado em: 15 de junho de 2018