Ecopontos para coleta de pilhas e baterias usadas são distribuídos pela cidade

Córrego fundo recebeu pontos para descarte de pilhas e baterias usadas. Ao todo, são 23 ecopontos para recolher esses produtos que devem ter destinação adequada. A distribuição dos ecopontos foi uma das ações que marcaram a Semana Mundial do Meio Ambiente. A bióloga Dayana Aparecida da Silva, do departamento de Meio Ambiente explica os riscos envolvidos no descarte incorreto desse material. “As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam metais pesados em sua composição e podem oferecer um grande risco à saúde humana e ambiental quando descartadas incorretamente. Vale ressaltar que, quando em funcionamento, elas não apresentam risco. Porém, ao serem descartadas incorretamente e passarem por deformações na cápsula que as envolve, os compostos presentes no seu interior podem vazar e contaminar o solo, os alimentos, a água e todo o ecossistema ali envolvido. Sendo assim, é proibido o descarte deste tipo de lixo contaminante juntamente com o lixo domiciliar coletado diariamente”.

Por lei, a destinação final correta destes resíduos deve-se dar por meio de um sistema de logística reversa onde o produto voltaria para o fabricante através da entrega das pilhas e baterias no mesmo local onde foram compradas. Mas a realidade é que os pequenos municípios ainda não são atendidos por este tipo de serviço que deveria ser amplamente oferecidos pelos fabricantes.

Diante desta realidade, a administração conta com um serviço especializado prestado por uma empresa do ramo contratada para recolher, destinar e tratar de forma ambientalmente correta estes e outros lixos contaminantes, como os hospitalares.

Para melhor atender aos moradores, 23 Ecopontos de recebimento de pilhas e baterias usadas foram instalados na cidade dentre locais públicos e comércios.

Novos pontos de coleta podem ser solicitados por estabelecimentos de maior fluxo junto ao Departamento de Meio Ambiente.

 

 Confira, abaixo, os locais onde você encontra um Ecoponto

 

ECOPONTOS         
Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz
Escola Municipal Rafael José Alves
Escola Estadual Padre José Sangali
CEMEI – Sol Nascente
UAPS – Cristino Antônio de Faria
UPA – (de Córrego Fundo de Cima)
Postinho do Sobradinho
Postinho de Falhas
SAAE
Prefeitura
CRAS
Biblioteca
Mercearia do Anselmo
Supermercado Dia
Padaria Santa Rita
Mercearia Bela Vista
Drogaria Economize
Supermercado Economize
Star Cell Acessórios
Comercial Dourado
Comercial Santa Maria
Mercearia Renata (KS)
Comercial São Roque