Cultura indígena foi lembrada durante o mês de abril em Córrego Fundo

A Secretaria de Políticas Sociais realizou uma série de atividades para lembrar a cultura indígena e comemorar o Mês do Índio.
Além de comemorações no decorrer do mês, incluindo a produção de roupas personalizadas feitas por integrantes dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), a equipe realizou uma visita a uma aldeia indígena da tribo Pataxó Muã Mimatxi, no distrito de Lamounier, município de Itapecerica-MG.
O passeio ocorreu no dia 23 de abril e contou com servidores da secretaria e participantes dos grupos atendidos pela Pasta.
Na oportunidade, a comitiva córrego-fundense foi recebida pelo líder da tribo, cacique Canátio que falou sobre a história do seu povo, levando à reflexões importantes sobre o assunto. Segundo o cacique Canátio, os índios não comemoram o seu dia, porque, para eles, o Brasil não foi descoberto pelos portugueses e sim, invadido. “Queremos apenas respeito,” afirmou o indígena.
A tribo visitada produz peças de artesanato, que são comercializados com os visitantes.
Segundo a coordenadora do CRAS Alessandra Fonseca Rolindo, o passeio foi muito proveitoso para todos, oferecendo a oportunidade de conhecer cultura e costumes diferentes, além de abrir espaço para o debate sobre a poluição e queimada no meio ambiente. “Estamos muito gratos pela oportunidade e ao cacique Canátio e a seu povo, por terem nos recebido.

Publicado em: 7 de junho de 2018