Realizado 1º. Promovendo Saúde em Córrego Fundo

Mais uma ação voltada ao cuidado e promoção à saúde e à prevenção de doenças foi realizada, no último sábado, dia 14. Foi o 1º. Promovendo Saúde em Córrego Fundo, com atendimento de vários serviços, nas Unidades de Saúde. Muitos profissionais se dedicaram na manhã do sábado para realizar aferição de pressão, medição de glicemia, atualização do cartão vacinal, antropometria, orientações sobre a prevenção do câncer de mama e de próstata e esclarecimento de diversas dúvidas da população. Também foi ofertado a confecção e atualização do cartão nacional do SUS para os usuários que ainda não possuíam, ou que estavam com os dados em dia. Houve também puericultura e espaço reservado para recreação. As crianças tiveram espaço especial com pula-pula, pipoca e gelatina. Quadros informativo, material impresso com orientações também foram disponibilizados.

Nas Unidades de Saúde, Padre Dionísio, no centro, e na Cristino Antônio de Faria, no bairro Imaculado Coração de Maria, as atividades começaram com uma palestra ministradas pelas médicas, falando de pressão alta; uso do sal; cuidados com alimentação, especialmente para os diabéticos; importância da caminhada e outros alertas importantes. Uma mesa com café da manhã foi montada para que os pacientes se servissem após passar pelos exames, realizados, geralmente, em jejum.

Na Unidade de Saúde Cristino Antônio de Faria, uma projeção com orientações ligadas à saúde, que fazem a diferença para melhor qualidade de vida, também foi disponibilizada na parede. Assim todos que buscaram os serviços, puderam acompanhar. Imagens do sistema circulatório, bombeamento do sangue e outras atividades do corpo humano foram retratadas na apresentação.

A ação foi aprovada pelos participantes. “O evento teve um saldo positivo. Houve adesão da população, muitos participantes e ainda sugestão da própria população para os próximos eventos”, avalia a secretária de Saúde, Keli Cristina da Silva.