Rede Municipal de Ensino promove encontro de formação do PNAIC para Educação Infantil

No dia 9 de abril, foi realizado o encontro de formação do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), com profissionais da Educação Infantil de toda a Rede Municipal de Ensino de Córrego Fundo. A atividade ocorreu na Escola Municipal “Rafael José Alves”.

O objetivo dos encontros de formação continuada é apoiar os professores, coordenadores pedagógicos e mediadores de aprendizagem a planejarem suas ações a fim de adotarem estratégias didáticas e pedagógicas que permitam aos alunos da pré-escola (alunos de 0 a 3 anos) e Educação Infantil (alunos de 4 e 5 anos) a alcançarem os objetivos de aprendizagem estabelecidos essa modalidade de ensino.

Neste sentido, o processo de inclusão da Pré-escola/Educação Infantil no PNAIC privilegia a inserção desta etapa em uma concepção ampliada de letramento e reforça seu caráter educativo, aspectos esses que foram discutidos mediante a análise da legislação e dos documentos articuladores, bem como, das oficinas práticas ministradas pela formadora local do PNAIC, a pedagoga Karla Santos. Segundo ela, “o encontro foi bastante proveitoso, pois foi possível contar com a participação e envolvimento das cursistas nas propostas apresentadas, momento especial, em que tivemos a oportunidade de compartilharmos diferentes experiências de vida e de profissão”.