Projeto de revitalização da Lagoa do Tatá é apresentado em reunião, mas recusado por quase todos os proprietários de terrenos

A prefeita Érica Leão se reuniu, na tarde desta quinta-feira, 05, com os proprietários de terrenos em torno da Lagoa do Tatá. O objetivo foi apresentar um projeto de revitalização do espaço a todos que possuem imóveis na localidade. As apresentações foram feitas no âmbito ambiental, pela bióloga Dayana Aparecida da Silva e no âmbito paisagístico, pela arquiteta, Daiana Fátima Silva.

Todos assistiram a apresentação do projeto. Somente um proprietário, José Nóbrega, conhecido como Zé Lambreca, e que estava representado pelo filho, concordou.

Todos os outros recusaram a execução do projeto na Lagoa do Tatá.

 

O Projeto

No aspecto ambiental, o projeto prevê análise de descontaminação da água e do solo; remoção de plantas aquáticas invasoras; desassoreamento e Programa de Educação ambiental a ser desenvolvido no local. Já no aspecto paisagístico, o uso de madeira de demolição, sustentável e que não agride o meio ambiente; trilha feita a partir de pedregulho existente no entorno da Lagoa; playground; Iluminação artificial obtida com uso de energia solar foram alguns dos detalhes observados. Outro item importante foi a captação das águas pluviais de modo a impedir o assoreamento na Lagoa.

“É um projeto lindo, bem feito, desenvolvido com intuito de manter essa beleza e valorizar o espaço, com vistas ao cuidado e à preservação do meio ambiente. Também tem como proposta possibilitar um local de encontro, esporte e lazer para a população, aproximando da natureza e proporcionar qualidade de vida. Infelizmente não será realizado”, lamentou a prefeita Érica.