Ginástica laboral é levada à equipe da Secretaria de Obras

A Secretaria de Cultura Esporte e Lazer está desenvolvendo o Projeto Ginástica Laboral com a equipe da Secretaria de Obras, Meio ambiente e desenvolvimento. A atividade acontece todos os dias pela manhã.

Ginástica laboral

É uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.  É uma modalidade de atividade física destinada aos trabalhadores para que seja praticada no próprio local de trabalho.

 

A prática desses exercícios é muito benéfica para os trabalhadores, que dedicam algum tempo para a realização de diferentes movimentos, elaborados de acordo com a atividade profissional que exercem.

A ginástica laboral é uma ferramenta bastante eficaz na prevenção de doenças ocupacionais que se incluem nos grupos LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

As empresas que promovem a prática dessa modalidade também são beneficiadas, na medida em que os funcionários não faltam tantas vezes ao trabalho por motivos de doença. A ginástica laboral também fortalece as relações para o desenvolvimento de trabalhos em equipe e aumenta a produtividade.

Além dos inúmeros benefícios físicos e mentais, as técnicas específicas utilizadas na ginástica laboral podem ainda contribuir para:

  • Aliviar o estresse e as tensões acumuladas, provocadas pelo excesso de trabalho;
  • Reeducar a postura corporal, principalmente para trabalhos que exijam movimentos repetitivos;
  • Diminuir o sedentarismo e a fadiga;
  • Aumentar o ânimo, melhorar o desempenho no trabalho e a integração no grupo de trabalho;
  • Prevenir lesões nas mãos, ombros, coluna, punhos e as doenças como LER (Lesões por Esforços Repetitivos).

Publicado em: 20 de março de 2018