Emater orienta produtores rurais na confecção de silo

Um dos serviços que a unidade da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) no município oferece aos produtores rurais é a orientação para confecção de silo.

O silo trincheira é uma benfeitoria agrícola destinada ao armazenamento do milho que passa por um corte e picagem da planta inteira em uma ensiladeira, e posteriormente depositado no interior do silo para sua conservação e utilização no período de seca. Segundo informações do técnico na unidade, Marcos Roberto de Souza, o correto dimensionamento de um silo trincheira é uma decisão estratégica e que vai repercutir, por muitos anos, na propriedade. Por isso, devem ser observados alguns critérios e detalhes técnicos.

“Primeiro é preciso saber qual o volume de massa pretende-se armazenar. Outro dado importante é sobre o tipo e tamanho de trator e vagões que será utilizado para transportar e descarregar essa massa cortada no silo, bem como para compactar a massa. Após relacionar essas informações, inclusive a declividade do terreno, é que se pode calcular quais as dimensões do corte no local em que será confeccionado” explicou.

O produtor rural Marcos Vinícius Ribeiro, da comunidade de Padre Doutor, recebeu orientações para a construção e disse ser de extrema importância a contribuição da Emater.

Os interessados em contatar a Emater e o departamento de Agricultura do município de Córrego Fundo para orientações diversas, os serviços funcionam no prédio da Prefeitura, no primeiro andar. O telefone de contato é (37) 3322-9144.

Publicado em: 23 de fevereiro de 2018