Gincana Papa-Pilhas é realizada em Córrego Fundo

Visando à conscientização para ações de sustentabilidade em Córrego Fundo, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu uma gincana, durante o mês de dezembro. O evento contemplou o Cemei Sol Nascente e as escolas municipais Rafael José Alves e Tereza Maria de Faria Vaz. Denominada Gincana Papa-Pilhas a ação teve como objetivo incentivar os estudantes a coletarem, em suas casas e na vizinhança, o maior número de pilhas e baterias possível. As turmas que conseguiram arrecadar maior quantidade de material ganharam uma sessão de filmes completa na escola, com direito a bolo, pipoca e refrigerante.
As turmas premiadas foram o 4º Ano da professora Valdirene, na Escola Municipal Rafael José Alves, o 5º Ano da professora Ana Maria e o 2º Ano da professora Juliana da Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz. Ao todo foram coletados mais de 70 quilos de pilhas e baterias que estavam armazenadas dentro das residências e comércios e, agora, receberão destinação ambientalmente correta. A supervisora Municipal de Meio Ambiente, Dayana Aparecida da Silva lembra que ação levou informação aos estudantes e seus familiares sobre a destinação correta deste tipo de lixo. “É importante salientar que este tipo de lixo não pode ser descartado junto com o lixo comum, pois trata-se de resíduos contaminantes e podem prejudicar a saúde das pessoas e dos animais, além de comprometer o meio ambiente,” afirmou.
No decorrer do ano, várias campanhas e atividades serão realizadas envolvendo este tipo de resíduo com o objetivo de manter as residências córrego-fundenses livres de contaminações. “Com o passar do tempo, as pilhas e baterias sem uso tendem a liberar compostos altamente contaminantes. Uma simples pilha pode contaminar uma área do tamanho de um campo de futebol por um período de 50 anos,” informou a supervisora.
Segundo ela, serão instalados pontos estratégicos de coleta destes materiais, além de serem promovidas ações coletivas adequadas de descarte deste tipo de material.

Publicado em: 22 de janeiro de 2018