Realizada capacitação de vigilância em saúde sobre contaminação por agrotóxicos

Ocorreu no dia 24 de novembro uma capacitação de Atenção Primária em Saúde, sobre Vigilância e Atenção Integral à Saúde de Populações expostas a Agrotóxicos, direcionada a profissionais de extensão rural e saúde. A atividade ocorreu no município, com participação de 18 pessoas, sendo das cidades de Córrego Fundo, Cássia e Pimenta.

O curso foi ministrado pelo professor doutor Herling Gregório Aguilar Alonzo, que é professor na UNICAMP e desenvolve pesquisas e cursos na área. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural).

Para a secretária de Saúde, Keli Cristina da Silva, a oficina foi muito produtiva e o conteúdo atende à proposta do município no desenvolvimento do projeto Plantando Saúde, iniciado neste ano, em parceria com a unidade da EMATER em Córrego Fundo, com o objetivo de investigar se os produtores rurais do município que fazem o manejo de agrotóxicos em suas produções foram contaminados, durante o tempo de exposição ao produto. Além da identificação, o projeto inclui o início do tratamento em casos positivos, e orientações para adequação das atividades, de forma mais segura ou de maneira alternativa.