Município oferece curso de artesanato

Em uma parceria com o Senar/Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga, o Município de Córrego Fundo, por meio da Secretaria de Políticas Sociais promoveu o curso de artesanato utilizando sementes, cascas, folhas e flores, além de peças com cabaças. O curso foi realizado entre os dias 12 e 15 de setembro, em uma carga horária de 32 horas, na sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Na oportunidade a instrutora, Deborah Noronha ministrou a confecção de peças diversas utilizando cabaças para doze participantes.

Segundo o secretário de Políticas Sociais, Juarez Geraldo da Cunha, além das habilidades básicas, como autoestima, saúde e segurança na atividade e cuidados com o meio ambiente, o treinamento abordou segmentos diferentes de aprendizado. “As participantes aprenderam sobre resgate cultural e valorização do artesanato, além de técnicas práticas como a seleção e preparação das cabaças, peculiaridade da matéria-prima, preparação da tinta de pigmento natural e, por fim, a confecção de peças utilitárias e decorativas.

O resultado final, foram belas peças, incluindo, bonecas, luminárias e potes, além de ter agregado autoestima e confiança às participantes,” afirmou a psicóloga do CRAS, Juliana Santos Alves.

Publicado em: 5 de outubro de 2017