Córrego Fundo promove blitz educativa em prevenção ao suicídio

No dia 26 de setembro foi realizada uma blitz educativa para divulgação da campanha nacional “Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio e Valorização da vida”, pela equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e Unidade de Saúde ‘Padre Dionísio’, com o apoio da Polícia Militar.

O objetivo da blitz foi dar publicidade à população de informações que auxiliem na identificação de pessoas em risco e com pensamentos de autoexterminio. Também buscou propiciar a diferenciação entre mitos e verdades sobre a questão do suicídio. 

Para a psicóloga e coordenadora do NASF de Córrego Fundo, Walquíria Resende de Oliveira Teixeira, é preciso esclarecer às pessoas sobre a questão do suicídio face ao aumento da incidência de tentativas de autoextermínio em todo o Brasil e também buscar o resgate da valorização da vida.

Na ocasião, foram distribuídos panfletos em frente à Prefeitura Municipal, nas unidades de saúde ‘Padre Dionísio’ e ‘Cristino Antônio de Faria’, na Unidade de Pronto Atendimento e na Escola Estadual Padre José Sangali.

“Uma entidade que trabalha atendendo paciente em risco de autoextermínio e que vem apresentando um belíssimo trabalho é o CVV (Centro de Valorização da Vida) podendo ser contatado a qualquer hora do dia pelo site www.cvv.org.br. É preciso lembrar que mediante qualquer sofrimento ‘falar é a melhor solução’. Quando alguém fala sobre o desejo de morrer não se trata de um drama, ou uma forma de chamar atenção, frescura ou falta de Deus, mas de um pedido desesperado de eliminar o sofrimento”, explicou a psicóloga.

Publicado em: 4 de outubro de 2017