Agentes de controle de endemias passam por atualização

A capacitação contou também com a atualização dos mapas de localização para direcionamento dos serviços de controle de endemias

Entre os dias 26 e 30 de junho, Córrego Fundo recebeu a visita de representantes da Gerência Regional de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde para uma atualização dos mapas de localização para direcionamento dos serviços do controle de endemias, bem como para realização de um curso de atualização junto aos agentes do município.

Segundo informações da secretaria municipal de Saúde, os mapas de localização eram datados de 2001, ou seja, com dezesseis anos de desatualização referente ao desenvolvimento da construção civil e o aumento do número de residências no município, que são monitoradas pela equipe do controle de endemias.

Com esta atualização, a secretaria de Saúde irá melhorar a acessibilidade dos agentes aos bairros, cadastrar as novas localidades da área urbana e otimizar o trabalho de combate aos mosquitos transmissores de doenças como Dengue, Zika vírus e Chikungunya.

Na oportunidade, também foram atualizados os mapas da zona rural, uma vez que com o município retomou o serviço de combate ao barbeiro transmissor da doença de Chagas, abrangendo especialmente as zonas rurais.

A secretária municipal de Saúde, Keli Cristina da Silva, e o coordenador da Atenção Básica, Douglas Luís de Araújo, acreditam que o setor de controle de endemias está empenhado, especialmente a partir do mês de junho com mudanças positivas na secretaria. “O município tem muito trabalho a fazer, mas um serviço organizado tornará as atividades mais práticas e ágeis”, destacaram.

 

Publicado em: 19 de julho de 2017