Córrego Fundo recebe curso de combate à Doença de Chagas

O município de Córrego Fundo recebeu, entre os dias 19 a 23 de Junho, a equipe de agentes de Saúde Pública do Ministério da Saúde para realização de um curso de capacitação para agentes do controle da doença de Chagas. Na ocasião, também participaram representantes das cidades de Bambuí, Iguatama, Oliveira, Onça do Pitangui e São Francisco de Paula.

O servidor Jackson Willam da Silva, encarregado do setor de Controle de Endemias da Prefeitura de Córrego Fundo, participou do curso, que teve como objetivo capacitar os agentes para realizarem a inspeção, captura, identificação do barbeiro transmissor da doença de Chagas.

De acordo com a secretária de Saúde, Keli Cristina da Silva, o município está, desde 2014, sem realizar as atividades de combate ao barbeiro. A intenção da secretaria é reintroduzir o serviço como ação de vigilância em saúde, identificando os locais com a presença do agente transmissor de Chagas e promover o diagnóstico precoce da doença.

Com a destinação de um servidor para esta finalidade, o município espera conseguir atingir os objetivos do setor de Controle de Endemias e dar continuidade neste serviço, uma vez que há histórico da doença em Córrego Fundo, e o município tem uma extensa área de zona rural, favorável à manifestação do barbeiro transmissor.

A secretária de Saúde ressalta que uma equipe treinada e capacitada é o primeiro passo para que as atividades de combate ao barbeiro retornem e se fixem no município.

Parte do treinamento foi realizada em Formiga, no dia 22 de junho, quando os agentes de combate à doença de Chagas fizeram uma ação em campo de borrifação em residência, para facilitar o aprendizado dos agentes.