Programa “Família Acolhedora” é apresentado em Córrego Fundo

Em um clima de acolhimento e calor humano foi realizada a primeira reunião do Programa “Família Acolhedora” em Córrego Fundo, no dia 20 de junho, às 19 horas, na sala de reuniões da Prefeitura. Organizado pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a participação da equipe responsável pelo programa “Família Acolhedora” da cidade de Lagoa da Prata, entre eles a assistente social Caroline de Carvalho Castro, e a secretária de assistência social Caliméria Gonçalves Santos e Silva, além de participantes do programa daquela cidade. De Córrego Fundo estiveram presentes a prefeita Érica Leão, a vice, Jaine Rodrigues, secretários e servidores do Município, membros do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e do Conselho Tutelar, bem como as famílias interessadas em participar do programa.

A reunião teve início com a apresentação de um vídeo institucional sobre a ação realizada em Lagoa da Prata. Na sequência representantes daquele município falaram aos presentes contando suas histórias de vida e como o programa foi fundamental na reconstrução das famílias de todos os envolvidos. A Prefeita Érica Leão falou na oportunidade afirmando a necessidade do Município de Córrego Fundo realizar a implantação do programa em função de demandas especiais vivenciadas na cidade. A Prefeita apontou que somente com a iniciativa e a participação de todos é possível resgatar a dignidade das famílias, acolhendo suas crianças em momentos de dificuldade.  

O secretário de Políticas Sociais, Juarez Geraldo da Cunha, falou aos presentes exortando-os a participarem do programa de acolhimento à criança e adolescente em situação vulnerável. Para ele, a reunião abriu portas para um tempo de esperança em nossa cidade. “Temos certeza que a partir dessa iniciativa muitas famílias serão recuperadas, protegendo nossas crianças e criando condições para que sejam criadas com integridade e amor.

Família Acolhedora

O programa “Família Acolhedora” tem como objetivo substituir os abrigos municipais de menores, oferecendo melhores condições para os acolhidos em lares provisórios, cadastrados e assistidos.  

O serviço público “Família Acolhedora” visa garantir à criança e adolescente, que necessite de proteção, o acolhimento provisório por uma família cadastrada no programa e oferecer apoio às famílias de origem na busca de reestruturação familiar, com o menor grau de sofrimento e perda, preparando as crianças e/ou adolescentes para a reintegração familiar, ou colocação em família substituta, por meio de tutela, guarda ou adoção.

No município de Córrego Fundo, o programa “Família Acolhedora” foi implantado pela Lei nº 560/2014 e visa atender crianças e adolescentes do município que tenham seus direitos ameaçados ou violados e que necessitem de proteção.

As “Famílias Acolhedoras” cadastradas, independentemente de sua condição econômica, têm a garantia de subsídio, por criança ou adolescente em acolhimento, proporcional ao período de permanência e número de acolhidos. O valor é baseado no salário mínimo vigente.

Dentre as responsabilidades assumidas pelas “Famílias Acolhedoras”, está a de assumir todos os direitos e responsabilidades legais reservados ao guardião, quais sejam a assistência material, moral e educacional à criança e adolescente acolhido.

Publicado em: 3 de julho de 2017