Palestras sobre a Dengue são realizadas em Unidades de Saúde

Na última semana de maio, os pacientes das salas de espera das unidades de saúde de Córrego Fundo assistiram a palestra de orientação sobre o controle do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A atividade foi desenvolvida enquanto os pacientes aguardavam para serem atendidos pela equipe médica. Na ocasião, receberam informações para o controle dessas doenças como: eliminação de criadouros, identificação dos focos do mosquito, sinais e sintomas das doenças, além dos procedimentos de rotina para o atendimento nas unidades de saúde.

As agentes comunitárias de saúde Maria Lúcia de Faria Silva e Fabiana Maria da Silva Castro, foram responsáveis pela palestra na Unidade de Saúde Padre Dionísio, no dia 29 de maio. Na unidade de saúde Cristino Antonio de Faria, no dia 25, a agente Samila Graziele Nunes e a técnico de enfermagem Elenice Rosa da Silveira é que desenvolveram o tema com os pacientes.

De acordo com informações da secretaria de Saúde, esse momento de esclarecimentos é muito importante para a população. “Os profissionais aproveitam a oportunidade em que o cidadão já está comparecendo na unidade para fazer promoção de saúde e ainda explicam métodos para prevenção de doenças”.

Para os profissionais, é a maneira mais fácil de difundir e multiplicar o conhecimento da população sobre o combate ao mosquito, uma vez que cada cidadão também é responsável pelo controle de endemias.

dengue 2017