Córrego Fundo promove Campanha de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Quinta-feira, dia 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em razão desta data, o Conselho Tutelar de Córrego Fundo juntamente ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) promoverão uma campanha educativa sobre o tema. Serão diversas ações promovidas pelo órgão, entre palestras, blitze e panfletagem em vários pontos da cidade e comunidades rurais.

As ações serão iniciadas no domingo, dia 14, com uma participação nas celebrações das missas nas igrejas do município. Na segunda-feira, haverá divulgação volante da campanha em carro de som, no centro e em outros bairros em Córrego Fundo de cima, bem como nos bairros Vargem Grande e Rua do Chiba. As outras comunidades, como Córrego Fundo de baixo, Trevo, Falhas e Sobradinho, terão a divulgação volante divulgada na terça-feira, 16. Também nesta data, o grupo de convivência Viva Mulher receberá orientações sobre o tema.

As escolas do município também serão contempladas com palestras sobre o tema. A psicóloga Maria Bruna Mota, de Lagoa da Prata, será responsável por ministrar o tema com estudantes das escolas municipais e estadual. A atividade será na quarta-feira, 17.

Quinta-feira, dia 18, Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será reservado para blitze educativa, com apoio da Polícia Militar com panfletagem e orientação a motoristas e pedestres, próximo à sede do Conselho Tutelar, à Rua Joaquim Gonçalves da Fonseca, nº 199. O encerramento da campanha será na sexta-feira, quando os Conselheiros Tutelar estarão na sede do órgão, à disposição da população para esclarecimento de dúvidas sobre o tema.

O Conselho Tutelar funciona das 8 às 18 horas e os telefones para contato são: (37) 3322-9504 e (37) 9 9872-4636.

Dia 18 de maio

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu, seis dias depois, carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

FONTE: http://www.acolhida.org.br/18-de-maio-dia-nacional-de-combate-a-exploracao-sexual-de-criancas/