SEBRAE oferece capacitação para MEI (Microempreendedor individual)

Está marcada para o dia 8 de maio, uma capacitação para MEIs (microempreendedores individuais) e futuros empreendedores do município de Córrego Fundo, oferecida pelo SEBRAE com o apoio da Prefeitura. Com o tema “Seminário como ser MEI na prática”, a atividade será às 19 horas, na sala de reuniões da prefeitura.

Segundo informações do SEBRAE, o seminário será dinâmico, com oportunidade para esclarecimento de dúvidas sobre temas variados relacionados ao microempreendedor. Também haverá participação da prefeitura para explicar sobre o sistema de gestão tributária do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), denominado WebISS, com a disponibilização da Nota Fiscal de Serviços eletrônica, que regulamenta a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e no Município, regulamenta o sistema de gerenciamento das notas e a sua utilização, além de disciplinar as obrigações acessórias pela Internet.

O Sebrae Minas promove por todo o estado, no período de 8 a 13 de maio, a Semana do MEI, com atividades gratuitas e orientações para formalização e melhoria da gestão do negócio. Na Regional Centro-Oeste e Sudoeste do Sebrae Minas, a Semana será realizada em onze municípios onde o MEI. Os empresários, já estabelecidos ou com a ideia de montar uma empresa, poderão participar e acompanhar atividades diversas: seminários, oficinas, cursos, palestras e consultorias.

Quem é o MEI e quais são os benefícios da formalização

O MEI é o empresário individual, cuja atividade não tem sócios, pode ter apenas um funcionário e receita bruta anual de até R$60 mil. Ao se formalizar – o que poderá fazer gratuitamente na Semana do MEI -, ele passa a ter direito a alguns benefícios. São eles: aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade; possibilidade de vender para empresas; participação em licitações públicas; compras direto do fornecedor, sem intermediários; conta corrente como pessoa jurídica; acesso ao crédito com juros diferenciados.

Publicado em: 5 de maio de 2017