Comitiva córrego-fundense visita Banco de Alimentos de Formiga

No dia 25 de abril, uma comitiva de Córrego Fundo visitou o Banco de Alimentos de Formiga para conhecer o funcionamento do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) para estudar a viabilidade da implantação do programa no município.

O PAA é um programa do Governo Federal que compra alimentos dos produtores e doa às entidades do município. Em Córrego Fundo, entre as entidades que poderiam ser auxiliadas estão o Lar São Vicente de Paulo e o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).

Segundo informações da unidade da EMATER e do departamento de Agricultura do município, a intenção de Córrego Fundo é dar o primeiro passo para o PAA ser implantado no município e, para isso, é necessário implantar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar. Outra iniciativa a ser desenvolvida é a implementação do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), para legalizar os produtos de origem animal, como o doce de leite, queijos, muçarela de búfala, entre outros.

Alguns produtos de origem vegetal já estão legalizados pela Vigilância Sanitária no município e são comercializados nos mercados locais e regionais e por meio do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e que também podem passar a ser adquiridos pelo PAA, como o fubá de milho, farinha de beiju, rapadura, etc.

Segundo o técnico da EMATER, Marcos Roberto de Souza, o próximo passo é o município elaborar um projeto de acordo com os alimentos que os produtores têm a oferecer e apresentar a proposta para o Governo Federal, para que seja aprovada e assim possa começar a execução do programa.

Na comitiva, estavam a prefeita Érica Leão, acompanhada do secretário de Gabinete, Marco Armstrong de Araújo; o chefe do departamento de Agricultura, Rafael Júnior Silva; e o técnico da EMATER em Córrego Fundo, Marcos Roberto Silva.

A prefeita Érica Leão comentou que a administração quer utilizar os programas governamentais para beneficiar o município com ações que alavanquem as entidades municipais e favoreçam o desenvolvimento de Córrego Fundo.

 

Publicado em: 4 de maio de 2017