Iniciadas atividades físicas nas unidades de saúde

Já estão sendo realizadas as atividades físicas nas unidades de saúde de Córrego Fundo, promovidas pelo NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e PSF (Programa de Saúde da Família), desde o dia 3 deste mês. Os grupos foram subdivididos de acordo com as atividades: musculação, aula de aeróbica, vôlei, futsal e demais atividades esportivas.

A iniciativa da secretaria de Saúde teve como objetivo oferecer oportunidades de promover a qualidade de vida e saúde física, mental e interação social.

De acordo com a coordenadora do NASF, Walquíria Resende de Oliveira Teixeira, também estão sendo promovidas sessões ginástica laboral com os funcionários do Pronto Atendimento Municipal e das Unidades Básicas de Saúde ‘Padre Dionísio’ e ‘Cristino Antonio de Faria’. Posteriormente, esta atividade poderá ser estendida a outros segmentos da administração.

As atividades estão ocorrendo nos seguintes locais, horários e dias:

 

UBS Cristino Antonio de Faria:

Horário Público Alvo Dias
08:00 às 09:00 Adultos Segunda/ Quinta
09:00 às 10:00 Infantil Segunda/Quinta

 

UBS Padre Dionísio:

Horário Público Alvo Dias
07:00 às 08:00 Adultos Terças/ Sextas
08:00 às 09:00 Infantil Terças/ Sextas

 

Atuação do NASF

A atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família é integrada com as equipes de saúde da família das unidades de saúde, porém funciona de forma complementar, visando principalmente a atuação preventiva e promoção da saúde.

Nas suas atividades, há reuniões de grupos operativos, como de gestantes, diabéticos, crianças e hipertensos; bem como grupos específicos, de acordo com as especialidades dos profissionais da unidade. Além das reuniões de grupos, há também a atendimento individual com os pacientes.