Secretaria de Saúde promove encontro entre equipes de trabalho

A Secretaria de Saude de Córrego Fundo promveu no dia 22 de fevereiro um encontro entre a equipe NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e as equipes das UBSs Padre Dionísio e Cristino Antonio de Faria. O objetivo foi promover uma melhor resolutividade nos trabalhos desenvolvidos pelo NASF em parceria com as UBS. As equipes se reuniram no Salão de Reuniões da Preferitura, presididas pela coordenadora do NASF, Walquíria Resende de Oliveira Teixeira. Participaram do evento, a secretária de Saúde Keli Cristina da Silva, o coordenador da Atenção Básica e da Epidemiologia, Douglas Luís de Araújo, além dos profissionais do NASF, das enfermeiras das UBS e agentes de saúde. 

A criação dos NASFs pelo Ministério da Saúde em 2008 teve como objetivo apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, buscando desenvolver um trabalho de apoio matricial, integração e cooperação entre as equipes responsáveis pelo cuidado de determinado território, priorizando o atendimento compartilhado e interdisciplinar com as ESF. A atuação integrada entre NASF e UBSs permite realizar discussões de casos e atendimento compartilhado com a Unidade de Saúde, além disso, o trabalho com uma equipe multisciplinar pode propiciar uma visão mais ampla do paciente e uma atuação mais efetiva no caso. O NASF de Córrego Fundo conta com uma coordenadora, psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudióloga e nutricionista.

Para a coordenadora do NASF, Walquíria Resende de Oliveira Teixeira, o encontro foi de suma importância por propiciar o diálogo e a proximidade entre as equipes do NASF e das UBS. Segundo Walquíria, faz-se necessário o desenvolvimento de um trabalho transdisciplinar, estruturando assim um trabalho em equipe de forma compartilhada e acolhedora. “O NASF deve participar ativamente das atividades desenvolvidas pela ESF, buscando o fortalecimento dos trabalhos desenvolvidos pelas UBS, além de ampliar e criar espaços para grupos de atendimentos já existentes no municipio e que ainda não foram contemplados,” finaliza.