Professores da rede municipal de ensino assistem à palestra sobre desafios e verdades da inclusão

Os professores da rede municipal de ensino de Córrego Fundo assistiram a uma palestra com o tema “Inclusão: desafios e verdades”, promovida pelo sistema de ensino SER, utilizado junto aos alunos da educação infantil. A palestra foi ministrada pela psicóloga e pedagoga Renata Piassi, no dia 30 de novembro, na Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz.

Esta atividade faz parte das capacitações para os professores, promovida pelo Sistema de Ensino da Educação Infantil. Na oportunidade, a palestra abrangeu também os professores do ensino fundamental do município.

Segundo Renata Piassi, quando se fala em educação inclusiva deve-se refletir sobre como a escola pode incluir estes alunos dentro das suas regras de convivência. “Acredito que o aluno de inclusão precisa receber um atendimento individualizado com o acompanhamento de especialistas que sabem como fazer, o que fazer e quando fazer. A inclusão é muito mais do que receber este aluno na escola regular e integrá-lo em sala de aula com os colegas. É acompanhar o seu desenvolvimento e certificar-se de que este estudante está absorvendo o conteúdo e que a escola está contribuindo para o seu crescimento, não apenas na aprendizagem, mas também o preparando para a vida”.

A inclusão real, efetiva e eficaz ainda está distante de acontecer em nossas escolas, mas está mais perto do que dez ou quinze anos atrás. Aceita-la não é mais escolha, mas sim obrigação. Fazê-la acontecer depende de um unir forças e de uma conscientização que envolve muito mais do que práticas em sala de aula, envolve desprendimento e investimento social, reforçou a psicóloga e pedagoga.

A coordenadora pedagógica da secretaria de Educação de Córrego Fundo, Valquíria Cristina de Faria, a atividade foi muito importante para a qualidade do ensino no município. “É importante tratar do tema em todos os níveis de escolaridade e ressaltar o papel de cada um neste processo da inclusão”.

 

%d blogueiros gostam disto: