EMATER realiza análise de solo em propriedades do município

Durante o ano de 2016, a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) em parceria com a prefeitura de Córrego Fundo, pelo departamento de Agricultura, realizou aproximadamente 90 análises de solo em propriedades rurais do município.

Segundo informações do técnico da EMATER na cidade, Marcos Roberto de Souza, a coleta adequada e análise do solo é feita de forma relacionada à cultura que o produtor quer implantar na área. “A ação é feita gratuitamente. O produtor arca apenas com a despesa do laboratório”, explicou.

“A EMATER não cobra nada para ajudar o produtor a coletar a amostra de solo e fazer a interpretação. A análise de solo é como se fosse o exame de sangue da terra, assim como o médico utiliza o exame de sangue para saber como está a saúde do paciente. Nós, técnicos da área agrícola, usamos a análise de solo para saber como está aquela gleba da terra que será cultivada e, assim, orientar o produtor sobre o que deve ser feito para que a terra seja corrigida, conseguindo, uma boa produção”.

O chefe do departamento de agricultura, Neurimar José Pinto, comentou que a demanda para análise de solo está aumentando a cada ano. “O produtor está percebendo a importância da análise, que é a melhor forma de produzir bem sem jogar dinheiro fora e sem faltar nutrientes para as culturas”. Ainda segundo ele, a despesa com a análise de solo é muito baixa, em relação ao custo benefício que ela proporciona.

 

Publicado em: 23 de dezembro de 2016