Professores e coordenação pedagógica da Educação Infantil de Córrego Fundo passam por capacitação

No dia 10 de novembro, professores e equipe da coordenação pedagógica das escolas municipais, com ensino para Educação Infantil, passaram por mais uma capacitação oferecida pelo sistema de ensino SER. O sistema de ensino é base do trabalho didático e pedagógico para os alunos desta escolaridade. A capacitação foi na Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz.

A capacitação foi ministrada pela assessora pedagógica do SER, Lidiane Kelmer. O tema abordado foi “O perfil do Professor na Educação Infantil”.

A coordenadora pedagógica da secretaria de Educação, Valquíria Cristina de Faria, destacou a importância da capacitação, porque o professor da educação infantil desempenha um papel extremamente importante para o desenvolvimento estudantil do aluno, que reflete em toda fase educacional. “O educador infantil é o personagem que, além dos pais, será um espelho para a criança. Assim, uma boa educação infantil tem o papel de formar a criança e transformá-la em um homem ou uma mulher que faça a diferença na sociedade. Porém ele é um construtor de sentidos. Ao ensinar a uma criança, ela constrói sua identidade, autonomia, amor, aprendizado, confiança, respeito, prazer, carinho, amizade, interação, expressividade, alegria, etc. Tudo isso, somado ao papel fundamental do professor de intermediar a construção do conhecimento”.

O sistema SER, da editora Somos, está sendo utilizado no município desde maio deste ano. O seu objetivo é reunir todas as disciplinas da Educação Infantil em apenas um material, dinamizando assim o trabalho do docente. Os conteúdos são organizados em módulos para serem trabalhados durante o ano, permitindo que o professor assuma a autoria da aula e faça as inserções e propostas adequadas ao grupo com o qual trabalha.