2ª Conferência Municipal de Saúde é promovida em Córrego Fundo

O evento ocorreu no dia 3 de junho e teve como tema ‘O SUS e a crise atual no setor público – Planejamento de Políticas e ações’

Foi realizada em Córrego Fundo, no dia 3 de junho, a 2ª Conferência Municipal de Saúde. Promovido pelo Conselho Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o evento teve início às 12 horas, na quadra da Secretaria de Políticas Sociais e teve como tema ‘O SUS e a crise atual no setor público – Planejamento de Políticas e ações’. Participaram da conferencia, autoridades municipais, servidores das diversas pastas, além de representantes da comunidade.

Na abertura, autoridades falaram da necessidade da discussão da saúde no atual contexto para que se possa propor adequações e melhorias. Na sequência Gilmar Santos, portador de um extenso currículo baseado em atuações na área da saúde pública, abordou o tema do evento. O palestrante teceu reflexões acerca do SUS e da forma como ele é visto na sociedade. Segundo ele, “o SUS se estabelece como o maior instrumento de promoção social do mundo,” sendo que o sucesso do sistema é também uma responsabilidade do usuário.

Após a palestra, houve uma discussão em grupo e plenária dos trabalhos e propostas, com votação das propostas e de novos conselheiros municipais.
A Conferência Municipal de Saúde tem por objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para gestão do SUS – Sistema Único de Saúde – no município e capacitar os participantes com palestras e abordagem de temas atuais relativos à saúde e à gestão na área.