Vigilância Sanitária divulga orientações para venda ambulante de alimentos

O departamento de Vigilância Sanitária de Córrego Fundo divulgou nesta semana uma série de orientações para venda ambulante de alimentos. As orientações são direcionadas aos vendedores, bem como aos consumidores dos produtos, para que fiquem atentos às condições sanitárias e de conservação dos alimentos comercializados.

Segundo a fiscal de Vigilância Sanitária do município, Elaine Cristina da Silva Cardoso, são dois pontos que precisam ser observados: o manipulador dos alimentos e o local de preparo.

Sobre a pessoa que manipula os alimentos, a orientação é que este se apresente rigorosamente limpo: roupas, mãos, unhas. É importante destacar que o manuseio deve ser feito com luvas ou pegadores de alimentos.

O local de preparo e venda dos alimentos deve ser revestido de material lavável (fórmica, granito ou aço inox). Os alimentos “in natura” (carne, peixes, legumes, verduras, etc.) e molhos devem estar devidamente embalados e acondicionados em refrigeração até o momento de sua preparação e/ou consumo.

“Equipamentos e utensílios de contato com os alimentos devem estar sempre limpos e protegidos de contaminação; o óleo utilizado para frituras deve ser renovado quando começar a escurecer; os alimentos preparados e em exposição devem ser cobertos com tampas ou plástico transparente, protegidos contra insetos, poeira e outros; cada carrinho, barraca ou trailer deve ter lixeira com saco plástico e tampa ao alcance do consumidor; deve-se utilizar copos, pratos, talheres, canudos e guardanapos descartáveis; a maionese deve ser industrial e igualmente a outros molhos, deve ser acondicionada em recipientes próprios, mantida sobre refrigeração até o uso pelo consumidor no ato da compra do alimento” explicou a fiscal.

Elaine Cardoso destacou que o consumidor também tem a responsabilidade em verificar as condições sanitárias dos alimentos e dos estabelecimentos, para cuidados com sua saúde. Mais informações, denúncias, alvarás, dentre outras demandas, entre em contato com a Vigilância Sanitária Municipal pelo telefone (37) 3322-9158 ou na Secretaria de Saúde de Córrego Fundo.