Escolas Municipais fazem passeata em mobilização contra a dengue e outras doenças

No dia 26 de fevereiro, escolas municipais de Córrego Fundo realizaram uma passeata em campanha para o combate do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. Alunos da Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz e da Escola Municipal Rafael José Alves participaram da ação que fez parte de uma série de outras atividades de conscientização.

Os alunos do turno vespertino da Escola Municipal Rafael José Alves, fizeram a passeata saindo da escola e seguindo pelo entorno da Praça Américo Pinto da Silveira, em Córrego Fundo de Baixo. Já os alunos do período matutino da Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz, saíram da escola e seguiram para a Praça Vigário João Ivo. Os alunos das duas escolas carregaram faixas e cartazes para mobilização da sociedade.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica e Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Gabriela Flávia de Faria, há algum tempo, a Secretaria de Saúde está intensificando o trabalho de combate ao mosquito transmissor das doenças. “Intensificamos o trabalho de conscientização e combate ao mosquito através de todos os nossos segmentos de atuação e também através da parceria com as escolas”.

Dia 19 de fevereiro foi o Dia da Mobilização Nacional da Educação contra o Aedes, com a ação nas escolas municipais de todo o país, inclusive em Córrego Fundo. Nesta data, todas as escolas do país desenvolveram atividades, sendo que, para cada nível de ensino, houve uma abordagem específica. Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz, Joice Roberta Guimarães, os alunos fizeram várias atividades relacionadas ao tema, desde ao estudo das cartilhas informativas até produções de textos e passeio técnico pela escola para verificação da existência de focos ou possíveis criadouros do mosquito. “Os alunos também demonstraram seus conhecimentos em atividade de transmitir os conhecimentos aprendidos para os funcionários da escola”, explicou Joice.