EMATER promove distribuição de mudas de árvores frutíferas

Neste mês de novembro, a unidade da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) em Córrego Fundo, em parceria com o departamento de Agricultura da Prefeitura Municipal e com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, promoveu a distribuição de kits de mudas de árvores frutíferas para 47 produtores rurais de agricultura familiar.

O kit conta com: duas mudas de laranja bahia, duas de laranja pera rio, duas de limão tahiti, duas de tangerina ponkan, duas de manga palmer, uma de acerola e uma de pêssego.

Segundo Marcos Roberto de Souza, técnico da EMATER no município, essa doação foi possível por causa de um convênio firmado entre a EMATER e o governo federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e do apoio da prefeitura municipal de Córrego Fundo. “O ministério doou as mudas, a Prefeitura cuidou do transporte e a EMATER fez a seleção das famílias beneficiadas, a distribuição e a orientação para o plantio e tratos culturais”.

O técnico da EMATER explicou que essa iniciativa tem como objetivo incentivar a implantação de pomares domésticos no município, além de fornecer alimento ao agricultor e toda a sua família. Outra finalidade é utilizar do possível excedente gerado como mais uma fonte de renda para a família, caso queiram comercializar.

O chefe do departamento de Agricultura de Córrego Fundo, Neurimar José Pinto, comentou que a EMATER selecionou famílias dentro das associações de produtores rurais de Córrego Fundo, entre eles agricultores das comunidades de Córrego Fundo de Cima, Trevo, Córrego Fundo de baixo e Falhas.

Para o produtor José da Paz da Fonseca, da comunidade rural de Córrego Fundo de Cima, um dos beneficiados com o kit, as mudas estão realmente muito boas. “Fiquei bastante satisfeito com esse kit que ganhei, não é fácil, encontrar no mercado, mudas de excelente qualidade, como essas que estão sendo distribuídas”.