Professores e monitores do CEMEI recebem orientações sobre catapora

Professores e monitores de alunos do CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Sol Nascente assistiram a uma palestra de orientação sobre a catapora. A palestra foi ministrada pela enfermeira Keli Cristina da Silva, responsável pela UAPS (Unidade de Atenção Primária em Saúde) Padre Dionísio, em Córrego Fundo de cima, em 23 de setembro.

Neste ano, no mês de setembro, foram registrados vários casos de incidência da doença nos estudantes do Centro de Educação Infantil, assim, através de uma parceria entre os setores de educação e saúde, foi agendada a realização da orientação para prevenção e cuidados sobre catapora.

Segundo a enfermeira Keli Cristina da Silva, os participantes estiveram envolvidos com o tema da palestra, esclareceram dúvidas referentes à transmissão da doença e as formas de prevenção, que podem favorecer uma prestação de serviço educacional com segurança e qualidade no CEMEI.

Além da catapora foram abordadas outras doenças como: diarréia, gripe, e as demais doenças imunopreveníveis de acordo com o calendário vacinal do governo de Minas Gerais. Ao final da palestra foi possível traçar planos para os cuidados com as crianças, tendo em vista a prevenção da disseminação de doenças dentro da instituição.

Catapora

A catapora, também chamada varicela, é uma doença infecciosa aguda, comum na infância, altamente contagiosa.

A transmissão se dá por via aérea, em gotículas de espirros ou de tosse, ou pelo contato com as lesões avermelhadas.

Na maioria dos casos, a catapora atinge a faixa etária de 1 a 12 anos. Apesar disso, ela pode atingir qualquer faixa etária. A doença só atinge a pessoa uma vez na vida dela.