Unidade Móvel de Mamografia deixa Córrego Fundo após 243 exames

Entre os dias 21 e 25 de setembro, uma Unidade Móvel de Mamografia esteve no município de Córrego Fundo. Foram feitos exames gratuitos em mulheres com idades entre 50 e 69 anos na unidade que ficou instalada no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento da cidade. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, 243 pacientes passaram pelo procedimento.

A vinda da Unidade Móvel foi uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde, por meio do programa Viva Vida, e a Secretaria de Saúde do município. Após a realização da mamografia, o exame é analisado em Belo Horizonte e recebe o laudo do médico. Em seguida, o resultado e as respectivas recomendações a cada paciente é encaminhado à Secretaria de Saúde da cidade, que é responsável por repassá-lo às mulheres que passaram pelo exame.

O prefeito de Córrego fundo, José Leão, acompanhado do secretário de Saúde, Diequison Cunha, estiveram no local e conheceram as instalações da unidade móvel. “Estas ações em parceria com o Estado são muito positivas. A vinda da unidade móvel de mamografia acelerou o atendimento à demanda no município e funcionou também de forma preventiva, favorecendo a saúde e a qualidade de vida das mulheres de nossa cidade”, observou o prefeito.

O que é a mamografia

A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. Para isso, é utilizado um equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido da mama.

Mais exames

A Secretaria de Saúde de Córrego Fundo explicou que para as demais faixas etárias de mulheres que devem fazer o exame, e que já não o fazem há dois anos, são agendados pela secretaria, gratuitamente, mediante a solicitação médica.
Mais informações devem ser solicitadas junto à Secretaria, que fica no prédio da Prefeitura, ou pelo telefone (37) 3322-9254.

Outubro Rosa

Esta ação em parceria com o governo do estado, no fim de setembro, fez parte da campanha do Outubro Rosa em Córrego Fundo.

O “Outubro Rosa” é um movimento internacional. Em qualquer lugar do mundo, o laço rosa simboliza a união dos povos pela saúde feminina e a luta contra o câncer de mama. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, o câncer de mama é a segunda causa de morte entre as mulheres. A campanha Outubro Rosa é realizada no país, com adesão de empresas e órgãos públicos, com o objetivo principal de estimular detecção precoce do câncer de mama.