Realizada eleição de membros do Conselho Tutelar de Córrego Fundo

 

Os cargos de conselheiros tutelares tiveram uma reestruturação de 60% nas vagas de titulares

No último domingo, dia 4 de outubro, foi realizada a eleição para escolha dos membros do Conselho Tutelar de Córrego Fundo para o mandato 2016/2019. O processo eleitoral contou com 1.249 votos válidos e 3 em branco. Foram eleitas como membros titulares as seguintes candidatas: 1º lugar – Ana Lúcia de Oliveira; 2º lugar – Kelry Daiane Aparecida da Silva; 3º lugar – Josiane Soares B. Borges; 4º lugar – Cléia Maria Arantes; e 5º lugar – Eliana da Costa de O. Vital. Como suplentes, foram eleitas: 6º lugar – Roberta Aparecida Costa; 7º lugar – Cléia Lecit do Couto; 8º lugar – Jucélia Tomázia de Oliveira; 9º lugar – Sandra Aparecida da Silva Teixeira; 10º lugar – Adália Fátima Aparecida Santos.

Os cargos de conselheiros tutelares tiveram uma renovação de 60%, sendo que apenas duas das conselheiras que se recandidataram foram eleitas como titulares.

A eleição foi promovida pela comissão organizadora das eleições do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). De acordo com o presidente da comissão, Jaime Gaipo Ribeiro da Silva, o processo eleitoral ocorreu de forma tranquila, sem nenhuma intercorrência.

“Nós, da Comissão Organizadora das Eleições do Conselho Tutelar 2015, viemos externar com grande entusiasmo a conquista da finalização do processo eleitoral por meio do voto universal, o que transcorreu com enorme transparência e dentro da maior lisura possível. Conseguimos concretizar um mandamento estatutário (Estatuto da Criança e do Adolescente) que contou com muitos braços e pernas em sua preparação e finalização. Queremos agradecer os votos de cada eleitor depositado nas urnas das seis seções eleitorais colocadas a disposição de todos os munícipes no dia da eleição. Agradecemos também a todas as candidatas que com muito brilhantismo dedicaram à campanha individual realizando o trabalho de captação de votos nos limites legais impostos. Temos a certeza de que não só as candidatas eleitas saíram vitoriosas no processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar 2015, mas também toda a população corregofundense que compareceu em peso às urnas, pois a participação maciça dos eleitores, como ocorreu na última etapa que compreendia o voto secreto e direto, reforça a ideia de que a ideologia preconizada no artigo 227 de nossa Carta Política, – que estabelece que é “dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”-, está sendo respeitada em Córrego Fundo”.

A apuração terminou às 21h30, quando foi divulgado o resultado da eleição. Este resultado ainda tem caráter provisório, visto que o prazo de recurso será do dia 7 ao dia 16 de outubro. Os recursos podem ser apresentados na Secretaria de Políticas Sociais, das 8 às 14 horas.

As candidatas eleitas atuarão no mandato de 2016/2019. O conselheiro tutelar tem a remuneração de um salário mínimo vigente e cumpre uma jornada mínima de trabalho de 40 horas semanais, em regime de plantão. A função é de dedicação exclusiva.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é composto por membros eleitos pela comunidade, que tem a função de zelar pelo atendimento da criança e adolescente com direitos ameaçados ou violados, cumprindo as atribuições previstas na legislação. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.

O Conselho Tutelar situa-se à Rua Joaquim Gonçalves da Fonseca, 199. O horário de funcionamento é das 8 às 18 horas e os telefones para contato são: (37) 3322-9504 e (37) 8816-9743.

As conselheiras titulares eleitas: 

ana lucia 1º lugar – Ana Lúcia de Oliveira
Kelry 2º lugar – Kelry Daiane Aparecida da Silva
josiane 3º lugar – Josiane Soares B. Borges
cleia maria 4º lugar – Cléia Maria Arantes
eliana 5º lugar – Eliana da Costa de O. Vital