EMATER e Prefeitura orientam produtores na construção de fossa ecológica

A EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais) e o departamento de Agricultura da Prefeitura de Córrego Fundo fornecem orientação aos produtores rurais do município na construção da fossa ecológica, chamada de Tanque de Evapotranspiração (TEVAP).

Segundo Marcos Roberto de Souza, técnico da EMATER na cidade, esse modelo de fossa é uma solução sustentável e segura para o tratamento de dejetos humanos no meio rural. “É uma solução com viabilidade técnica e financeira, tendo em vista que, na sua construção, são utilizados vários materiais que poderiam estar contaminando o meio ambiente, como pneus velhos, restos de construções, entulhos cerâmicos, entre outros”. Além disso, segundo Marcos, sua construção e operação são simples e de baixo custo, reduzindo o impacto ambiental e social no meio rural.

O técnico ainda explicou que, no ano de 2000, a ONU (Organização das Nações Unidas) fez um levantamento dos mais graves problemas mundiais a serem sanados para o desenvolvimento no milênio e assim mudar o mundo. Um deles é o saneamento básico e o acesso à água de boa qualidade, que são apontados como principais desafios para vencer a crise sanitária que vive a humanidade.

O produtor rural Ivam Caetano Costa, da comunidade Capoeira da Cana, construiu a fossa ecológica com a orientação da EMATER e da Prefeitura de Córrego Fundo. Para ele, essa solução foi de grande importância. “Estou em processo de legalização da minha agroindústria de cachaça e uma das exigências é a construção de um banheiro. Eu já estava recebendo orientação da EMATER e da Prefeitura, quando recebi a sugestão de construir a fossa ecológica. Eu fiquei bastante satisfeito, pois não tinha noção de como resolver esse problema, além do resultado final ter ficado ótimo”, comentou.

O chefe do departamento de Agricultura Neurimar José Pinto destacou que essa é uma solução fácil e barata para o produtor que quiser resolver o problema com relação aos dejetos humano de sua propriedade rural. Segundo o técnico Marcos, o produtor que tiver interesse na construção dessa fossa ou quiser mais informações sobre o dimensionamento e etapas da construção pode procurar o escritório da EMATER que fica no estacionamento da Prefeitura de Córrego Fundo.