Alunos de escolas municipais fazem visita a museu de Pains

Nos dias 18 e 20 de agosto, alunos dos 5os anos da Escola Municipal Tereza Maria de Faria Faz e Rafael José Alves participaram de uma atividade cultural de visita ao Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco, no município de Pains. A visita fez parte do projeto Nas Trilhas do Museu.

O projeto Nas Trilhas do Museu foi realizado por professoras municipais, Dilzane Maria Fonseca, Dorotéia Aparecida Antunes, Maria de Lourdes Rodrigues Fonseca e Quese da Costa Silva, em parceria com as equipes pedagógicas das escolas e com as secretarias de Cultura e Educação.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Leila Elias da Silva, antes da visita ao museu, o tema foi abordado em sala de aula, para melhor aproveitamento dos estudantes. “O principal objetivo foi a interação dos conteúdos ministrados nas aulas de História com a realidade vivenciada pelos antepassados, expostas através dos objetos do museu”.

A chefe do departamento de Cultura, Genoveva Aparecida Silva, explicou que a secretaria está se empenhando em realizar mais ações culturais, e que esta é uma forma de incentivar a percepção cultural das crianças.

O Museu

Um museu arqueológico localizado em Pains reúne objetos e materiais produzidos por sociedades indígenas pré-históricas que habitaram a região do Carste do Alto São Francisco entre 11 mil e 500 anos atrás. Essa região atualmente compreende a área dos municípios Arcos, Formiga, Córrego Fundo, Pimenta, Piumhi, Doresópolis, Iguatama e Pains.