Córrego Fundo receberá Unidade Móvel de Mamografia entre os dias 21 e 25 de setembro

 

Córrego Fundo receberá Unidade Móvel de Mamografia entre os dias 21 e 25 de setembroOs exames serão feitos gratuitamente no caminhão que ficará no pátio da Unidade de Saúde Padre Dionísio

Córrego Fundo receberá, entre os dias 21 e 25 de setembro, uma Unidade Móvel de Mamografia, no pátio da Unidade de Atenção Primária de Saúde Padre Dionísio (Hospital), em Córrego Fundo de cima. A prestação do serviço será feita gratuitamente. Mulheres com idades entre 50 e 69 anos, que tenham realizado o último exame de mamografia há mais de um ano são o público-alvo do programa.

De acordo com a coordenadora de Atenção Primária no município, a enfermeira Aline Cristina Miranda Araújo, para fazer o exame é preciso que as mulheres façam o agendamento junto às agentes comunitárias de saúde ou junto às unidades de saúde do município. Com o agendamento, é expedido o pedido do exame, que deve ser apresentado junto à equipe especializada da Unidade de Mamografia.

A vinda da Unidade Móvel é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde, por meio do programa Viva Vida, e a Secretaria de Saúde do município.

O exame

A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. Para isso, é utilizado um equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido da mama.

Em Córrego Fundo, a expectativa é que sejam feitos 50 exames por dia, neste período.