Campanha de Vacinação contra raiva imuniza 1.145 animais em Córrego Fundo

A Campanha de Vacinação contra a raiva ocorreu entre os dias 3 e 14 de agosto, em Córrego Fundo. Foram vacinados 1.145 animais, sendo 1.058 cães e 87 gatos. As Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária do município ficaram encarregadas de promover a vacinação, que ocorreu em diversos pontos da cidade e zona rural.

Segundo informações da fiscal da vigilância sanitária do município, Elaine Cristina da Silva Cardoso, a campanha de vacinação é realizada anualmente. “O Estado encaminha para o município uma quantidade vacinas, sendo que todas foram aplicadas”.

Elaine destacou a importância de imunizar os animais, mesmo quando a doença não é mais comum na região. “Nós alertamos para os proprietários de cães e gatos que não puderam vacinar gratuitamente através desta campanha, que contatem veterinários para imunizar seus animais. Com este cuidado, conseguiremos manter a região sem casos da doença”.

O que é a raiva
A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus que acomete todos os mamíferos, tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida, principalmente, pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

Prevenção
– Vacine o cão e gato anualmente;
– Não deixe animais soltos nas ruas;
– Jogue lixo nos locais corretos, evitando assim o acesso de animais;
– Não mexa com animais desconhecidos ou doentes;
– Não separe brigas de animais;
– Passeie com seu animal sempre preso em coleira.