Córrego Fundo participa de capacitação de gestores da alimentação escolar de Minas Gerais

No dia 13 de agosto, foi realizado o Encontro Técnico do Programa Nacional de Alimentação Escolar, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), realizado no município de Uberlândia/MG. O evento contou com a participação de Córrego Fundo, com a presença da servidora da Secretaria de Educação, Aline de Fátima Leal, e da nutricionista da Educação, Andréa Cristina Costa.

O evento, que contou com a presença de 350 pessoas, representantes de diversos municípios mineiros, promoveu debates sobre aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e o atingimento dos objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Além disso, os participantes puderam tirar dúvidas sobre questões específicas de cada região e discutiram a gestão descentralizada dos recursos do Pnae.

Entre as propostas apresentadas pela coordenação do Pnae, destaca-se a ampliação da oferta de alimentos adequados e saudáveis nas escolas, como frutas e hortaliças, e o fortalecimento da compra da agricultura familiar. Além disso, sugere uma série de outras ações, como a promoção de atividades de produção de alimentos e hortas escolares pedagógicas nas escolas a partir da educação infantil e o reforço da atuação do controle social sobre o programa.

PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricionais.

São atendidos pelo Programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio da transferência de recursos financeiros.