CRAS promove curso de Derivados do Leite

O CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) de Córrego Fundo promoveu um curso de produção de Derivados do Leite, entre os dias 10 e 14 de agosto, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga. Com dez participantes, as atividades foram direcionadas para integrantes do Cadastro Único e beneficiários do programa Bolsa Família. As aulas foram realizadas no salão de eventos da Paróquia Sagrada Família.

O curso teve carga horária de 40 horas e foi ministrado pela instrutora Catarina Pena Monteiro, Tecnóloga em Laticínio. Todos os participantes receberam certificado de conclusão do curso.

As aulas trataram de temas teóricos e práticos, incluindo questões de legislação, registro em órgãos de inspeção, higiene, limpeza e desinfecção, análise do leite, planejamento do trabalho, comercialização, além da produção de derivados, desde a pasteurização à fabricação de queijo frescal, ricota, muçarela, iogurte, doce de leite, requeijão, dentre outros.

De acordo com a gestora do Programa no município, Júnia Geralda da Silveira, a realização do curso faz parte das ações complementares do Programa de Transferência de Renda do ‘Bolsa Família’, que tem como objetivo, transferir aos municípios recursos para serem investidos em cursos profissionalizantes dos beneficiários, objetivando o desenvolvimento das famílias.

Júnia comentou que o curso agradou muito as participantes e que a parceria com o SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga continuará para que outros cursos como este possam ser oferecidos no município.