Unidades Promotoras de Saúde promovem palestra sobre drogas lícitas e ilícitas

“Drogas lícitas e ilícitas” foi o tema das palestras realizadas pelas Unidades Promotoras de Saúde junto aos colaboradores das Unidades de Atenção Primária de Córrego Fundo, no último mês. O assunto foi abordado pela psicóloga das Unidades de Saúde, Leila Fagundes.

O objetivo da atividade foi orientar a equipe de saúde sobre o uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, com o objetivo de capacitar a equipe de saúde para que sejam propagadores de informação e para o incentivo ao uso controlado de drogas lícitas.

A palestra ocorreu no dia 16 de julho, para os servidores da Unidade de Atenção Primária (UAPS) Cristino Antônio de Faria, e no dia 21 de julho na UAPS Padre Dionísio.

A proposta de Unidades Promotoras de Saúde partiu da Secretaria Estadual de Saúde, com a finalidade de apoiar as instituições de saúde, para que sejam implantadas rotinas de ações em saúde para suas próprias equipes de servidores. A proposta conta com ações de controle do tabagismo, álcool e outras drogas, além do incentivo e orientação para alimentação saudável e atividades físicas.

Segundo Aline Cristina Miranda de Araújo, a ação incentiva a qualidade de vida das equipes de saúde. “Entendemos que seja uma ação que ocorra de dentro para fora, de dentro das unidades de saúde para a população em geral”.