Escolas de Córrego Fundo realizam Virada da Educação

No dia 8, as escolas de Córrego Fundo realizaram a Virada da Educação 2015. A atividade, promovida pela Secretaria de Estado de Educação, é uma estratégia de construção de um pacto da sociedade em defesa da melhoria da educação pública no estado.

Durante o dia, a atividade constituiu-se de ações internas com todos os segmentos da comunidade escolar. Neste trabalho desenvolvido internamente, os professores avaliaram os resultados de 2011 a 2014 do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, o SIMAVE, a partir das avaliações externas PROALFA (Programa de Avaliação da Alfabetização)/PROEB (Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica) com foco na reflexão sobre seu impacto na meta da Escola e na aprendizagem dos alunos. Na reunião com a comunidade escolar, também foi analisado o resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2013. O SIMAVE avalia os resultados alcançados na escola e no sistema; na ação docente, na gestão escolar e nas políticas públicas para a educação; no nível de aprendizagem na alfabetização e nos conteúdos básicos do ensino fundamental e médio. À noite foi realizado um trabalho conjunto com a comunidade em geral, envolvendo professores, estudantes e pais dos alunos.

Para a diretora da Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz, Eva Cândida Gonçalves, a Virada da Educação foi muito positiva. “O trabalho com os professores foi bastante rico, porque levantamos muitos pontos positivos e outros que devemos nos empenhar para melhorar. Em relação ao contato com os estudantes e pais dos alunos, pudemos abordar a forma de trabalho que realizamos e ouvir as expectativas de todos. Essas informações são importantes para estabelecermos as metas de nossa comunidade para ações e projetos educacionais”, comentou.