Crianças acima do peso recebem atenção especial no município

Em Córrego Fundo, desenvolve-se o “Programa Saúde na Escola”, de iniciativa do Governo Federal, através das Secretarias de Saúde e de Educação. O programa saúde na escola (PSE) vem fazendo um levantamento de crianças com sobrepeso e obesas na cidade de Córrego Fundo. Com a orientação da nutricionista da secretaria de Educação, Andrea Cristina Costa foi enviado aos pais uma carta com informações sobre alimentação representados pela “pirâmide alimentar” informando os alimentos saudáveis e não saudáveis.

De acordo com a nutricionista, as agentes de saúde do município tiveram papel fundamental nesta etapa do projeto. Após o levantamento as agentes entregaram as cartas para os pais se informarem melhor sobre a saúde nutricional dos seus filhos. Para Andrea Costa, a família deve participar da mudança de hábitos alimentares da criança. Dessa forma ela não se sentira isolada. Além disso, todos os familiares vão se beneficiar com a mudança, ressaltou a nutricionista.

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Como consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa é a questão que nos guiou para elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.